O BDE, Borland Database Engine, é um software necessário nos nossos projetos. É a ligação entre o Delphi e o gerenciador dos banco de dados que sua empresa trabalha, utilizando os nossos sistemas.
Utilizando o “BDE Administrator”, que está instalado na pasta “Arquivos de Programas\Borland\Common Files\BDE”, você poderá alterar alguns parâmetros para melhorar o desempenho do seu computador.

1530

Blob Size e Blob Cache:

Blob Size: Limita o tamanho que a área temporária utilizada na memória (buffer) pode chegar. Setando este parâmetro para 64, significa que sua aplicação pode chegar a um blob de 64 K. >32 e 64 e < 65536. Sugerido inicialmente: 128

Caso os valores destes parâmetros sejam alterados, os valores dos parâmetros na tela Drivers/Native/MSSQL deverão ser alterados também com os mesmos valores.

1527

Drivers/Native/MSSQL

Time out: O máximo do tempo que a estação aguarda para o resultado de retorno do servidor. Valor em segundos. Aumente este valor gradativamente pois o mesmo pode degradar a performance. Sugerido inicialmente: 7200

Connect Time out: O tempo que a estação vai aguardar uma resposta de conexão com o servidor. Valor em segundos. Sugerido inicialmente: 120

Max Dbprocesses: Quantidade máxima de processos concorrentes no SQL – Sugerido inicialmente: 90

System/Init Langdriver: Driver da linguagem do sistema apropriado para a versão do Windows do seu país: ‘ascii’ ANSI Memsize – Máximo de memória que o BDE poderá utilizar. Mínimo 16 MB, máximo 205 MB. Sugerimos que coloque o valor da memória da estação, desde que seja menor que 205.

Maxfilehandles: Máximo de arquivos concorrentes que o BDE poderá suportar, o valor alto dará impacto a uma boa performance no sistema, porém utilizará mais recurso do sistema operacional. Dever ser usado somente valor inteiro de 5 a 4096.

MaxBufSize: Indica os recursos alocados para o buffer, e bufsize indica os recursos necessários para armazenar o buffer. Dever ser usado somente valor inteiro de 5 a 4096.

1572

Drivers/Native/Firebird:

SHAREDMEMSIZE: 4096

MAXBUFSIZE: Máximo de memoria alocada para o cache do banco de dados, em kb. Qualquer inteiro entre MINBUFSIZE e 65535 (inclusive). Must be a multiple of 128. Default: 2048.

MEMSIZE: Máximo de memoria alocada para o BDE, em megabytes. Default: 16 MB. Maximo 205.

SHAREDMEMSIZE: Máximo de memoria alocada para o BDE usar em recursos compartilhados, em kb.

Default: 2048*KB. Minimum: 2048 KB. Handles de arquivo, drivers, objetos de banco sao recursos compartilhados e o SHAREDMEMSIZE deve ser aumentado se o uso de muitos destes objetos for constante.

1524

Configuração Padrão do BDE

Caso haja necessidade, você poderá alterar a configuração do BDE. Execute o “BDE Administrator”, que está no Painel de Controle do Windows, clique na palheta “Configuration”, abra o opção “System” e “INIT”. Altere as opções abaixo clicando na “seta azul”.

LOW MEMORY USAGE LIMIT = 96
MAXBUFSIZE = 2048
MAXFILEHANDLES = 4096
MENSIZE = 205
MINBUFSIZE = 256
SHAREDMEMSIZE = 2048

.

1527

Configurando o BDE no Windows 64 bits

Clique com o botão direito do “mouse” no programa “BDEADMIN.EXE” (BDE Administrator), que está instalado na pasta “Arquivos de Programas\Borland\Common Files\BDE”. Pode estar também em “Arquivo de Programas (X86)\Common Files\Borland Shared\BDE.

Escolha a opção “Propriedades”. Na palheta “Compatibilidade” marque a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade” e escolha a opção “Windows XP (Service Pack 3). Clique no botão “Aplicar”.

.

Preview do sistema

Clique na imagem para ampliá-la

Tutorial

suporte-33ae78c3877e0abee13f7eb2f876ff83

TeamViewer Multsoft Skype