Nossos aplicativos trabalham com o sistema Client / Server, a tecnologia mais eficiente e moderna em gerenciamento de banco de dados e desenvolvimento em três camadas.
Os sistemas da Multsoft são entregues aos clientes na configuração “mono-usuário”. Por isso, você deverá seguir os procedimentos abaixo para trabalhar com os sistemas “em rede”.

1529

Banco de Dados Firebird

Instale nos outros computadores o Firebird e o BDE da mesma forma que instalou no primeiro. Veja em: Atualizações / Gerenciador de Bancos.
Eleja o seu computador principal (Servidor). Normalmente deverá ser o computador em que foram instalados os sistemas. Caso contrário, instale todos os sistemas novamente no seu computador, que será o Servidor, e remova do outro a pasta Multsoft.

1513

No Servidor

Execute o sistema na máquina principal (Servidor). Após o login, dê um clique duplo do mouse no campo “número de bancos conectados” da barra de status do sistema (do lado esquerdo do nome do usuário). Veja no “Preview do Sistemas” ao lado.

Clicando “F3 Rede” o sistema irá gravar o nome da máquina principal na tabela central do sistema em questão (central.db – tabela central de conexão de bancos). Este passo deverá ser repetido para todos os sistemas da Multsoft instalados na sua empresa.

Utilizando o “Firewall” do Windows, libere a porta 3050. Esta porta é utilizada pelo gerenciador de banco de dados “Firebird”.

Compartilhar o Servidor (Pasta “C” ou “Multsoft” – O Cliente irá resolver). Verificar as permissões de segurança. A unidade C ou a pasta Multsoft deverão ter todas as permissões de leitura e gravação no HD do computador.

Veja o “Tutorial” ao lado.

1525

Nas Máquinas Client

Nas máquinas Client (Estações de trabalho), o procedimento é mais simples. Utilizando o Windows Explorer, acesse pela estação “Client”, o Servidor (Máquina principal), na pasta c:\Multsoft\nome do sistema (ex:c:\Multsoft\vendas).

Clique com o botão direito do mouse no aplicativo (ex: vendas.exe). Escolha a opção ”Enviar para” > “Área de trabalho” (criar atalho).

Pronto, foi criado um atalho na máquina “Client” chamando o sistema da máquina principal (Servidor). Agora basta executar o atalho criado e começar a trabalhar no sistema.
Veja o “Tutorial” ao lado.

Preview do sistema

Clique na imagem para ampliá-la

Tutorial

suporte-33ae78c3877e0abee13f7eb2f876ff83

TeamViewer Multsoft Skype